Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

MARKETING: GEOMARKETING A PODEROSA FERRAMENTA QUE ENGATINHA NO BRASIL

O trabalho de segmentação de mercado é o princípio fundamental para o lançamento de um produto, serviço ou ponto-de-venda. Contudo, apesar da importância de um estudo aprofundado a respeito de cada região, ainda são poucas as empresas que utilizam o Geomarketing no Brasil.

Fazer um trabalho de segmentação de mercado pode parecer princípio fundamental para o lançamento de um produto, serviço ou ponto-de-venda. Mas, apesar da importância de um estudo aprofundado a respeito de cada região, ainda são poucas as empresas que utilizam o conceito de Geomarketing no Brasil. Um exemplo da boa aplicação do estudo de gestão de conhecimento de mercado vem do Grupo Pão de Açúcar. A empresa utiliza bandeiras diferentes para atuar de acordo com cada região em que está presente.

Atualmente, o varejo é um dos principais segmentos a empregar o conceito em suas estratégias. Setores que também se destacam são os de telecomunicações, financeiro, imobiliário e turismo. Mas, de forma geral, todos podem se beneficiar do Geomarketing, também conhecido como Georeferenciamento. Empresas de consumo massivo como Nestlé e Coca-Cola encontram no conceito uma forma de saber em que varejo se associar e onde o produto tem maior penetração. O estudo pode ser aplicado na produção, na estratégia de relacionamento, na abertura de lojas, na parceria com grandes marcas e até como forma de medir o retorno das ações de Marketing.
No caso do Pão de Açúcar, o Grupo é direcionado para o consumidor que busca qualidade, atendimento diferenciado, além de soluções eficientes e inovadoras. Por outro lado, a bandeira Compre Bem/Sendas identifica-se com a mulher batalhadora, de orçamento restrito, que gerencia o lar. Já o Hipermercado Extra oferece variedade a preços competitivos, enquanto o Extra-Eletro é especializado em eletroeletrônicos, móveis e itens de bazar. O Extra-Fácil e o Extra-Perto são supermercados de fácil acesso para atender bairros específicos e o Assai foca tanto varejistas, quanto atacadistas, o famoso atacarejo.
O conceito é uma forma de segmentar geograficamente, encontrando perfis específicos de consumidores em determinadas regiões com diferenças comportamentais, culturais, sócio-econômicas, religiosas, entre outras. “O Geomarketing é a divisão geográfica das estratégias de Marketing. É segmentar e desdobrar relacionamento, preço, produto e promoção a partir de reconhecimento geográfico para saber qual é a melhor região onde atuar”, explica Martin Gutierrez, Diretor Geral da Intrabase.

Essa é mais uma ferramenta que esta disponivel no Mercado para que as empresas possam cada vez mais tentar compreender a cabeça do consumidor. Mais informações no site do Mundo do Marketing.

Letícia Oliveira

2 comentários:

  1. Cara Letícia,
    Estou desenvolvendo um trabalho na área de geomarketing, e gostaria de saber se você tem algum material ou indicação de alguém que já tenha trabalhado com este tema.
    Grato,
    Wagner.

    ResponderExcluir
  2. Marketóloga! Chiquérrima! Fico feliz que tenha gostado da minha primeira bolsa! A Anna adorou! E não é que estou enveredando pelas costurinhas em patchwork? Tô aprendendo ... Em breve terei um bom mostruário! Adorei sua visitinha!
    Aproveito pra desejar um BIG ANO NOVO!
    Beijocas!

    ResponderExcluir