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sexta-feira, 30 de julho de 2010

MARKETING

Rei do Mate chega a 300 lojas com foco em mate e pão de queijo.

Cardápio da rede vai de salgados integrais a churros, mas principais ações giram em torno dos produtos tradicionais.

Espalhadas por 17 estados brasileiros, as lojas da Rei do Mate realizam cerca de 20 milhões de atendimentos por ano.
Um espaço de 20m² com sete opções de mate. Assim começou a história da rede que se tornaria a maior na venda de produtos à base da erva no Brasil. Hoje, em meio a tantos fast foods e suas opções de sanduíches, o Rei do Mate se destaca pela simplicidade e tradição. Por isso, a rede investe não apenas em novidades, mas também, e principalmente, na manutenção de seus principais produtos: a bebida que batiza a marca e pães de queijo.


A "Casa do Mate" foi inaugurada em 1978, no centro da cidade de São Paulo. O sucesso fez com que fosse aberta a segunda unidade, mas uma expansão maior só aconteceria em 1992, quando Antônio Carlos Nasraui, filho do dono das lojas, e seus sócios implantaram um sistema de franquias da rede que passaria a se chamar Rei do Mate.

Atualmente, o Rei do Mate soma 280 lojas espalhadas por 17 estados brasileiros onde são realizados cerca de 20 milhões de atendimentos por ano. Por mês, a rede vende 1,2 milhão de copos dos cem tipos de mate, 400 mil xícaras de café espresso gourmet e sete milhões de pãezinhos de queijo. Tudo isso resulta em um faturamento de R$ 100 milhões por ano.



Produtos
A ampliação da rede com a abertura de lojas em shoppings na década de 1990 e uma expansão imediata para estados como Rio de Janeiro e Santa Catarina fez com que o Rei do Mate investisse em novos produtos, mas sem deixar de lado a sua essência: vender mate e exaltar a natureza. Para isso a marca ampliou seu cardápio com opções de produtos saudáveis, integrais e também com pães de queijo, que passaram a ser o segundo produto em vendas

Licenciamento do personagem Garfield foi um dos últimos investimentos da Rei do Mate

Criado em 1996, o copão com 12 unidades de pão de queijo é o item mais vendido depois do mate. O produto é responsável por 25% do faturamento e, por mês, são comercializados 500 mil copões, o que significa 100 toneladas de pães de queijo. Para garantir e prolongar esse sucesso, o Rei do Mate investiu recentemente no licenciamento do personagem Garfield.

Foram desenvolvidas três versões dos copos com imagens do gato e frases como "Eu adoro Copão de Pão de Queijo", "Copão de Pão de Queijo, só no Rei do Mate" e "Eu amo Copão de Pão". A escolha do personagem se deu devido à sua simpatia e à afinidade com o público de diferentes faixas etárias que frequentam a rede e varia entre 14 e 40 anos. A ação iniciada em março aumentou em 10% as vendas do Copão.

Novidades, promoções e ações


Embora seja necessário investir nos best sellers da rede, o fato de ter jovens consumidores faz com que o Rei do Mate não pare de investir em novidades. Uma delas é o lançamento de minichurros. "Fora do Brasil existem muitas redes de churros e notamos que por aqui nenhum fast food oferecia essa opção", explica Antônio Carlos Nasraui, Diretor Comercial do Rei do Mate . "Além disso, ele foi lançado estrategicamente no inverno, pois combina com nossas bebidas quentes", afirma o executivo. Com um mês após seu lançamento, a novidade já havia vendido 400 mil caixinhas com seis minichurros cada.
A rede também realiza ações socais e ambientais para gerar identificação do público. "Jovens querem marcas que inovem e se identifiquem com o que ele procura", afirma Antônio Carlos. Uma das iniciativas é a substituição de copos de plásticos pelos de papel nas 300 lojas que a rede pretende ter até o fim do ano.

O Rei do Mate também faz promoções do tipo "compre e ganhe", como a que distribuiu canudos que gritavam "gol" durante a Copa. A próxima iniciativa acontece em outubro e se estende até o fim de 2011: desenhos do artista plástico Romério Brito ilustrarão os copos de mate.


Marca própria

A partir do mês que vem, o Rei do Mate oferecerá o seu pão de queijo também para quem quiser fazê-lo em casa. O produto será parte da linha que leva a marca própria da rede e deve responder por 5% desse segmento. Em seu portfólio já estão cappuccino, em versões normal e light, e chás mate, em copinho e garrafas Pet.

As embalagens de mate são vendidas em pontos-de-venda fora da rede e têm características diferentes do produto vendidos nas lojas. "O mate de nossa loja é natural, artesanal e feito na hora, já no mercado o produto leva conservantes e concorre com a categoria de chás prontos", explica Nasraui.

Embora a produção da marca Rei do Mate ainda seja tímida e apenas em São Paulo, a rede vem desenvolvendo planos para estender seus domínios além do estado. "Estamos mudando para uma nova fábrica que terá mais estrutura para ampliarmos nossa produção e chegarmos a outras partes do Brasil ainda este ano", completa Nasraui.

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