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sexta-feira, 21 de maio de 2010

MARKETING - ESTRATÉGIA


Absolut embala marca e diferenciação em garrafas inovadoras .Vodka Premium da Pernod Ricard cresce no Brasil e no mundo com foco em pontos de dose.

O segmento de vodka sofreu um baque em 1979. Este foi o ano em que a Absolut entrou no mercado americano para depois ganhar o mundo. Criada por Lars Olsson Smith na suíça um século antes, a marca só chegou ao Brasil no final da década de 1990, em pequenas quantidades. Na verdade, este é o modelo de distribuição adotado pela Pernod Ricard Brasil, que adicionou a bebida ao seu portfólio em 2008 ao pagar € 5,63 bilhões à fabricante sueca Vin & Spirit, até então dona da marca.
Independente do seu sabor, o que chama a atenção nesta bebida é a embalagem. Além do produto original e das edições limitadas, Absolut oferece oito sabores diferentes da vodka e cada uma delas é apresentada em uma garrafa diferente e atraente. Desde a entrada da marca no Brasil, o objetivo era construir uma história baseada em qualidade e cuidado nas ações de Marketing para evitar que ela explodisse de forma descontrolada nos pontos-de-venda.
As peculiaridades da vodka Premium da Pernod Ricard vão além das embalagens e da destilação. Na fábrica sueca, todas as garrafas, antes de receberem o produto, são lavadas por um líquido especial que garante um produto de qualidade. Para Absolut, o foco das estratégias de marketing no ponto-de-venda hoje migraram para os pontos de dose, que são bares, boates e festas que reúnem os jovens consumidores do produto.


Marketing em garrafa

As opções de sabores vão desde Frutas Cítricas até a versão super primium da vodka, a 100, passando por Baunilha, Citron, Mandrin, Peppar, Mango e Apeach. Tudo isto fez da embalagem de Absolut um ícone e um dos componentes do mix de um produto mais admirados por consumidores do mundo todo.
Um exemplo compatível é Coca-Cola. "Poucas marcas atingiram este status em termos de embalagens. Pela silhueta da garrafa o consumidor sabe que é Absolut", aponta João Rozário, gerente de grupo das marcas Trendy da Pernod Ricard Brasil e responsável por Absolut no Brasil.
Apesar do sucesso das garrafas, não é fácil encontrar Absolut no Brasil. A estratégia de distribuição do produto, desde que a marca entrou no portfolio da Pernod Ricard, em 2008, é voltado para o varejo e os pontos de dose - o mais importante e o principal canal de desenvolvimento da imagem da marca.
Por Letícia Oliveira
Portal Exame

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